Log da semana: a 6 semanas do IMBR14

A importância da Páscoa para mim é sem igual, hoje celebramos a ressurreição de Jesus e isso dá a esperança de que o reino de que Jesus proclamara é real e seus dias conosco foram só o começo do maravilhoso plano de Deus a todos nós.

Agora, este feriado de quatro dias a menos de 40 do IronMan foi uma enorme oportunidade de aplicar treinos bem intensos que não daria para fazer em um fim de semana normal, quinta feira pude fazer o treino longo de natação de manhã (4Km) e o longo de corrida (21Kms) à tarde, ontem fiz os 150 Kms de ciclismo em 5:10hs e amanhã espero fazer uma transição de 100Kms de ciclismo e 15 Kms de corrida. Cheguei às 15:50hs de treinos esta semana, 7:34hs de ciclismo, 40 minutos de musculação, 3:45hs de natação e 3:52hs de corrida.

Fiz uma corrida um pouco melhor que a da semana passada mesmo depois do treino de natação na manhã, tentei me manter mais próximo do meu limiar de 158 bpms e forcei um pouco mais o ritmo. O treino de bike foi o mesmo da semana passada, dessa vez fiz os primeiros 50 Kms mais lentos que a semana passada a 26.7 Km/h, os 50 Kms no pace do IronMan foram ligeiramente mais leves, mas mantive a velocidade acima de 30 Km/h, os 50 Kms finais foram sem sobressaltos, mas não consegui superar os 50 Kms anteriores, acabei fazendo tudo em 5:10hs, que para mim ainda está muito bom a ainda consegui fazer minha corridinha de 3 Kms e isso para mim foi um bom sinal, saí mais inteiro. No entanto, não me livrei de uma senhora câibra enquanto descansava à tarde, dessa vez, foi a coxa direita, engraçado que a panturrilha não me dá câibras mais, estas surpresas têm vindo das coxas.

Tenho mais três treinos de 5 horas: amanhã, com a transição 100/15, sábado, com meus últimos 150 kms de treino e o outro sábado com a mesma transição de amanhã. Esta semana deverá ser a última pauleira de preparação para o IronMan. Daí para frente, vou diminuindo o ritmo.

 

 


Log da semana: a 7 semanas do IMBR14

Começou o último bloco dos treinos, o autor do método que sigo disse que um triatleta iniciante poderia cumprir um IronMan somente com treinos de base, resolvi com o passar do tempo em passar estas três últimas semanas de forma mais intensa, o cansaço tem sido constante sobretudo nos treinos de corrida, mas consegui ter uma semana bem produtiva. 16:15hs de treino: 50 minutos de uma musculação mais leve somente para manutenção, 3:40hs de natação, 5:38hs de corrida e 6:11hs de ciclismo. Li em um texto no site do IronMan que, melhor do que fazer um treino simulando a maratona, era fazer pequenas corridas durante a semana, e foi isso que aconteceu essa semana, corri em cinco dias essa semana, o longão da terça foi meio devagar, treinei no final do dia, e após as 18:30, os treinos no Horto Florestal lembram muito meus pesadelos de criança, um lugar totalmente escuro, com prédios apagados, só faltavam as portas abertas que puxavam para dentro…

O longão de ciclismo foi animal, a base aérea já está com aquele clima de IronMan, cheguei lá às 06:00 e já estava meio cheio com todo pessoal já aprontando suas bicicletas para os treinos. Neste dia, planejei 50 Kms mais leves, depois 50 Kms no pace do IronMan e 50 Kms em um pace acima do IronMan, planejava um longão de 5:30hs, por isso mesmo até acordei uns 30 minutos mais tarde. Comecei os primeiros 50 Kms de boa, sempre me lembrava que não era momento para puxar, mas tinha uma velocidade média já boa comparado aos treinos anteriores 28 Km/h, por isso mesmo ficava meio preocupado no passo seguinte, nos 50 Kms seguintes tentei manter um ritmo normal sem forçar tanto, pedalei com vontade e cheguei aos 31.25 Km/h, pensei mais uma vez que estava antecipando o passo seguinte, passou os 100 Kms do meu relógio e comecei a forçar o pedal fiz os primeiros 29 Kms a 31.6 Km/h, algo fantástico para o meu nível, até que na volta seguinte minha coxa direita começou a puxar, tive que administrar algumas dores abdominais e não consegui manter o mesmo ritmo, de qualquer forma me mantive no treino até cumprir os 50 Kms com 29.1 Km/h, nada mal, terminei o treino com menos de 5:10hs. Só que não sobrou quase nada para a corrida, a perna ainda puxava e o calor estava forte, me arrastei para uma voltinha de 1.4 Kms. Dessa vez, esse treino me cansou bastante, à tarde a outra coxa chamou a atenção com uma senhora câibra, mas o objetivo foi atingido, precisava de um pouquinho mais de energia.

Tenho mais 6 semanas pela frente, isto é, mais 2 semanas de construção, 1 de restauração, 2 de administração do pico e a última de polimento, já tenho os treinos chave praticamente na cabeça e até com data marcada. Vamos agora a ação. Boa semana!


Do meu playlist: Extreme Ways, Moby

Primeiro eu curti muito essa música da trilogia Bourne, os filmes estão certamente no meu top 10. Até que ouvi a música em um desses vídeos de outros triatletas, achei que a música casou demais com o dinamismo de uma prova de triathlon.
Quando pensei em montar uma playlist, pensei nessa música e foi a primeira que comprei para isso, em um dia na esteira, a música apareceu no meio do shuffle (faço um shuffle aleatório de todas as músicas do meu Iphone) e me deu uma energia! Aumentei a velocidade.
Se Deus quiser, vou ouví-la no caminho para a largada.


Log da semana: a 8 semanas do IMBR14

Não faltam nem mais 50 dias para o IronMan, faltam 49 dias tenho 4 semanas bem sérias pela frente, as últimas duas foram um pouco bagunçadas, consegui fazer 16:44hs de treino na penúltima semana quando foi a 3a semana do bloco, tive que ver um estalo estranho na bike (1 hora a menos) e passei uma noite animada envolvido em um tema da empresa, além disso fiz uma segunda sessão de musculação bem pesada que prejudicou meus treinos do final da semana. Essa semana  treinei 12:13hs, quando teria que pegar um pouco mais leve, o cansaço tem aparecido mais, minha nutricionista prescreveu Whey Protein e BCAA para os próximos treinos mais pesados, e para evitar a bagunça do mercado de suplementos, fizemos os suplementos em uma farmácia de manipulação. Essa semana passei em Buenos Aires e sinceramente o stress do trabalho me deu um clima “not in the mood” para os treinos, todo dia normalmente eu checo quantos dias faltam para prova, penso na prova no caminho para o trabalho e essa obsessão tem me acompanhado desde o dia da inscrição, e não foi assim, lá chegava todo dia bem cansado ao hotel, mesmo assim, consegui fazer um treino na esteira e outro em um lugar muito bonito (acho que foi em Palermo) com a companhia de vários corredores que praticam lá toda semana. Tentei nadar um pouco, mas a piscina é curta e a água é meio amarga, fiz 20 mins e acabei. Aqui, eu já consegui tirar o atraso, 6 horas de pedal no sábado quando comecei meio devagar, mas pude terminar bem melhor (engraçado) até a corrida foi boa.

Estou assistindo mais vídeos do IronMan do ano passado, ainda me emocionando várias vezes, imagina daqui a 49 dias!


Inspiração para o final da semana: IronMan Melbourne

IronMan na Austrália, paisagem fantástica e vibração esportiva enorme dessa cidade australiana.


Do meu playlist: Separate Ways, Journey

A música é uma senhora fonte de energia (psicológica) para os treinos e a vida em geral, já falei aqui do quanto algumas músicas me deram energia a ponto de aumentar a velocidade da esteira ou aumentar meu pace, por isso que comecei a montar minha playlist tanto para os treinos que faço como para meu caminho do hotel para a transição no dia da prova.
Embora minha filha tivesse me dado várias idéias de músicas com bastante energia, estou coletando algumas músicas que tenham algum significado pessoal para mim. Estes dias, na corrida ouvi essa música e me senti o verdadeiro Rocky Balboa, sim, essa música é bem anos 80! Daquelas que você fica esperando no final, o slogan, “Hollywood, o sucesso”. Ah, sei que essa música não tocou em nenhum dos Rockys, mas as músicas do filme tem muita cara do Journey.


Log da semana: a 10 semanas do IMBR14

Mais uma semana fora do padrão, nessa segunda semana comecei aumentando a carga dos treinos, musculação mais forte, implementei os treinos de natação do livro que estou seguindo e estou com exercícios mais direcionados, e bastante exigentes, no treino de natação de 4000m, passei o dia com uma dor no braço que me encheu o dia inteiro, o gelo no final do dia resolveu a dor. Por falar nisso, nesse momento mais pesado e arriscado, tenho passado mais tempo aproveitando a excelente série “House of Cards” para um tempinho com as pernas esticadas e gelo no joelho.

Tive três treinos muito importantes que foram a musculação, o longão de corrida e os 4000m de natação, mas tirei o pé no final da semana para não estourar no Troféu Brasil. Acabei a semana com 10:06 horas de treino. Amanhã começa uma semana que parece normal, vamos ver…


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