A TV não é o inimigo

Estou repensando minha relação com a TV.

A TV é importante pra mim. Eu cresci assistindo à TV, vi muita coisa boa, como muita coisa ruim, como muita coisa que não acrescentou em nada, é difícil não ver uma casa que não tenha uma TV bem posicionada em casa, e queira ou não, o relacionamento com a TV é uma escolha muito importante que toda família faz. Me marcou bastante quando estávamos na casa do Mark Scandrette, ele iria sair e deixar a casa com a gente, e falou que se a gente quisesse ver alguma TV (o que seria bem interessante ver como era lá em San Francisco), mostrou a TV que estava no chão, com a tomada enrolada.

Depois que assinei a uma TV, me libertei das novelas, ontem cheguei a assistir uma parte do final da “Favorita”, mesmo não assistindo um único capítulo, pelas conversas que se tem ao redor e pelas manchetes que você vê no UOL, dava até para entender o que acontecia, mas é engraçado pensar que quando uma novela começa, passando mais um tempo, você se lembra bem pouco do que a última novela falava, a penúltima, você não lembra mais nada, vão-se as histórias, ficam os valores. Saindo do mundo das novelas, chegou uma época que eu tinha uma grade semanal inteira dos seriados que passavam na TV, hoje estou meio perdido, ainda não consigo mas acompanhar nenhum deles como acompanhava antes.

A TV dá realmente um momento de descanso pra gente, eu me divirto muito com alguns programas, o problema é pensar o quanto ela pode ser central na minha vida. Quando a gente começa a ter algum propósito na vida, tem coisas que a gente realmente tem que repensar, se essas horas de TV são só distração, essas horas são também oportunidades perdidas.

É fácil meter o pau na TV como o inimigo da família, mas é preciso ter em mente que a TV é só o que escolhemos para nos entorpecer, pode ser a Internet, algum livro ou mesmo algum video-game, o inimigo mesmo é a nossa preguiça em colocar uma direção aos nossos dias e estas horas.

Se quero alguma coisa diferente para este ano, tenho que utilizar melhor o meu tempo muito difícil de se aproveitar, se quero que as coisas caminhem diferente, tenho mesmo que escolher o que fazer, se for assistir a um filme ou a algum programa interessante, OK, se for para ligar a TV para ver o que está passando, são horas que começo a despejar no ralo.

Nesses últimos dias, assistimos a alguns programas juntos (Phyneas e Ferbes é o campeão da família), mas desligamos a TV para a refeição e não faço muita questão de ligar novamente, só se tenho alguma coisa mais específica para assistir. Como o Phyneas mesmo faz, quero perguntar toda noite: o que vamos fazer hoje?

Sei também que isso não é só na minha casa, ontem a noite, o Brasil parou para ver o que iria acontecer com a Flora e a Donatella, daqui a seis meses, pouquíssimos vão lembrar do que aconteceu com elas. O que será que esse entorpecimento geral tem gerado? Como será que podemos propor algo melhor para eles?

Anúncios

6 respostas para “A TV não é o inimigo

  • Fábio Davidson

    É, Luis, essa é uma questão complicada. Acho que o problema não é a televisão, a internet ou os livros. Acredito que o que nos atrapalha é a nossa falta de organização e planejamento. Se conseguirmos nos organizar, haverá tempo para tudo. Para meditar, para descansar, para ler, para brincar com os filhos, para sair com a esposa e até para relaxar em frente à telinha, mesmo que seja para assistir uma previsível (e sem graça, na minha opinião) novela das 9…

  • Criança, a alma do negócio « Checklist

    […] o quanto tenho sido incomodado por uma vida mais intencional, conforme falei alguns posts atrás (A TV não é o inimigo), o problema é quando deixamos a vida nos levar,  é a oportunidade que todo esse sistema de […]

  • igrejaemergente.com.br | Beta | Criança, a alma do negócio

    […] o quanto tenho sido incomodado por uma vida mais intencional, conforme falei alguns posts atrás (A TV não é o inimigo), o problema é quando deixamos a vida nos levar,  é a oportunidade que todo esse sistema de […]

  • jamal

    Ler livros estimula a mente, o vocabulario e a inteligencia. Uma novela não move um neuronio de lugar (se é que nao os queima), valores sao deturpados (sim) ao passar dos anos (vide a pesquisa britânica) e o povo se entorpece de sua realidade mediocre horas e mais horas durante 6 dias na semana durante toda a sua vida… Horas em que poderia estar crescendo na inteligencia, no auto conhecimento, na vida profissional. Horas que sao perdidas em um pessimo produto.

  • Gustavo K-fé

    Luís,
    Um dia eu vi um pessoal questionando a TV (na Irlanda) em um próprio programa de TV. Canal público se não me engano. Faz muito tempo, mas me impactou. Depois disso, vi Manuacturing Consent de Noam Chomsky. Talvez tenham sido esses vídeos, talvez tenha sido processo. Mas eu passei a ser muito seletivo com TV. Por causa do meu dia-a-dia, vejo muito pouca TV hoje, e não sinto falta. Já o computador é outra história 🙂
    abraços,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

IMAGES AND WORDS

A little bit of everything

Action Phase

Reviews e notícias sobre jogos de tabuleiro! Novatos, veteranos, curiosos e entusiastas: sejam bem vindos!

O Velhinho do RPG

Um blog dedicado a RPG, Board Games, Quadrinhos e nerdices em geral.

Coffee with the King

Daily bible study notes by Tim MacBride

nós ponto três

design.gastronomia.triathlon

Fernando Asdourian

Bem vindos, aqui alguns causos e umas aventuras esportivas por ai.

NOSSO DIÁRIO DE TREINO

Informações sobre treinos e corridas de rua

Godspacelight

Spirituality, Sustainability, Hospitality and Community

Hearts and Minds

O que não muda é que tudo muda.

Memoriola

Just another WordPress.com weblog

Poesia no Caos

O desconhecido ainda está por vir...

Carlos Toledo em Ação

vivendo o dia a dia

life: caffeinated

sharing life & coffee together

%d blogueiros gostam disto: